Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria narra histórias de indígenas Jenipapo-Kanindé no especial “Povos do Siará”

Defensoria narra histórias de indígenas Jenipapo-Kanindé no especial “Povos do Siará”

Publicado em

Em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado anual e nacionalmente em 19 de abril, a Defensoria Pública publicou no site oficial da instituição o especial “Povos do Siará”. Nele, são contadas histórias de homens e mulheres pertencentes à etnia Jenipapo-Kanindé, que foi beneficiada por um mutirão da DPCE para incluir a etnia no registro de nascimento e alterar o nome em português para algum dialeto indígena.

As reportagens remontam os primeiros passos de Cacique Pequena, a matriarca da etnia, no território, localizado em Aquiraz, na Região Metropolitana Fortaleza; da professora e presidenta da Associação de Mulheres Indígena JK, Glaubiana Alves; do professor e liderança local Fábio Alves; e do pajé João Alves.

Todas/os as/os entrevistadas/os terão os registros de nascimento alterados para serem identificados a partir de agora, após decisão judicial favorável, pela etnia indígena a qual pertencem. A Defensoria acompanhará caso a caso. Ao todo, 56 pessoas da Aldeia dos Jenipapo-Kanindé devem ser alcançadas pelas ações judiciais.

Iniciativa da Defensoria do Estado, o projeto Povos do Siará tem a expectativa de ser levado a todos os aldeamentos de populações originárias do Ceará. De acordo com o Ministério dos Povos Indígenas e com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, o Ceará tem hoje 20 povos. São elas: Anacé, Cariri, Gavião, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Kanindé, Kariri, Kariri-Quixelô, Karão, Paiacu,Pitaguari,Potiguara,Quixará-Tapuia,Tapeba,Tabajara,Tapuia-Kariri,Tremembé,Tubiba-Tapuia, Tupinambá e Warao. Já o Brasil tem 305 etnias indígenas.

O projeto tem parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual dos Povos Indígenas (Sepince) e Secretaria da Proteção Social (SPS).

Confira a série “Povos do Siará.”
“Agora, o papel vai dizer que nós somos indígenas”
“Para sobreviver, temos que dizer que somos indígenas”
“Nós somos a continuação dos nossos ancestrais”
“É a juventude que vai seguir toda essa luta”
Povo Jenipapo-Kanindé recebe mutirão de serviços da Defensoria
Mutirão ingressa com ações judiciais para inserir etnia Jenipapo-Kanindé no registro de 56 pessoas